Como planejar as refeições da semana

Planejar as refeições da semana podem fazer a diferença na rotina de qualquer família. Seja no bolso, na forma de como as pessoas se alimentam. E se posso afirmar algo com total segurança é que estas mudanças serão todas para melhor.

Há muito tempo, eu fazia uma pequena lista do que estava faltando em casa e corria para o mercado. Comprava os produtos sem ter ideia na cabeça de como os utilizaria durante a semana. Claro que também não seguia minha lista de compras à risca. Sempre gastava mais que o necessário e em muitos casos, sempre sobravam coisas que não eram utilizadas e acabam sendo descartadas.

Isto era um verdadeiro absurdo. Gastávamos demais e desperdiçávamos mais ainda. Foi aí que percebi que precisava tomar uma atitude.

Decidi que iria planejar as refeições da semana e com base neste planejamento, montaria a lista de compras.

Posso dizer que desde então tudo ficou mais fácil. Já não preciso perder tempo olhando a geladeira, pensando no que cozinhar e praticamente não jogamos mais nada fora.

Por isso, sugiro que você também passe a adotar esta prática. No início pode parecer um pouco chato, confuso. Mas depois que encontra um método que encaixa bem com sua rotina, tenho certeza que não vai querer saber de outra coisa.

Como fazer para planejar as refeições da semana

Como planejar as refeições da semana

O primeiro passo é pegar um caderno, folhas de papel ou então montar uma planilha no excel. A montagem do cardápio semanal, vai depender de como são feitas as suas refeições. Você faz alguma refeição na rua? Precisa levar marmita? Quantas refeições você e sua família fazem por dia?

De posse destes dados, monte o seu cardápio da semana. Para não ficar sem ideias para as suas refeições, use e abuse das receitas que podem ser encontradas na internet.

Como eu disse, este é apenas um modelo e você pode fazer as adaptações que quiser. Adicionar ou remover refeições, planejar o cardápio para apenas alguns dias. Fica totalmente ao seu critério.

Agora, fica muito mais fácil ir fazer as compras!

Planejando o cardápio semanal - Supermercado.

Uma vez que você criou o seu cardápio semanal, verifique sua dispensa, sua geladeira e verifique todos os ingredientes que estão faltando. Monte sua lista de supermercado.

Já sabendo o que se vai preparar, até preparar esta lista fica muito mais fácil. E mais econômico. Uma vez que você já sabe o que vai comprar exatamente, ganha tempo indo direto ao que procura e também evita as compras aleatórias de produtos que você pode preparar um dia.

E o preparo dos alimentos, como fica?

Fica a seu critério. Algumas pessoas gostam de preparar a refeição sempre na hora do consumo, já outras, como é o meu caso, gostam de separar um dia e preparar o máximo de refeições possíveis para a semana.

Como eu trabalho em casa, fica mais fácil perder apenas um dia para preparar as refeições, pois “perderia mais tempo” se tivesse que cozinhar todos os dias. Assim, perco algumas horas em um dia e durante a semana apenas aqueço as refeições. Confesso a vocês que não quero saber de outra vida.

Planejar as refeições da semana só traz vantagens. Comece a adotar este hábito em casa e veja os benefícios que pode trazer para você e sua família.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário