Como fazer arroz integral soltinho em casa

O arroz integral vem se tornando cada vez mais popular no país. Pessoas que buscam uma alimentação mais saudável já trocaram  arroz branco pela versão integral. Por isso, não é difícil encontrar pessoas que buscam aprender como fazer arroz integral soltinho em casa, uma vez que o seu preparo tem alguns “toques” diferentes do preparo do arroz branco convencional.

Os benefícios do arroz integral para a saúde

Como fazer arroz integral soltinho em casa

O arroz integral passa por menos processos que o arroz branco. Desta forma ele não perde tanto as suas propriedades alimentícias, se tornando uma melhor opção na alimentação diária. Os principais benefícios que poderíamos citar do arroz integral para a saúde seriam:

  • Te mantém saciado por mais tempo.
  • É rico em fibras que favorecem a boa digestão.
  • É rico em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo como Cálcio, Zinco, Selênio, Ferro, Manganês, Vitamina B3, Vitamina B1, Vitamina B2, ácido fólico, dentre outros.
  • Ajuda na perda de peso.
  • Possui ação antioxidante.
  • Contribui para melhorar a saúde do cérebro.
  • Contribui para a redução do colesterol.
  • Contribui para o fortalecimento dos ossos
  • E muitos outros benefícios…

No início, ele pode não parecer muito agradável, mas com o tempo você acaba se acostumando e incorporando o arroz integral de vez na sua vida. Vamos agora falar do preparo…

Veja também: Como tirar o cheiro de alho e cebola das mãos.

É fácil fazer arroz integral soltinho em casa!

A primeira dica para quem quer fazer arroz integral soltinho em casa é: não refogue os grãos de arroz!

Lembra que lá no início do post nós comentamos que ele tem um “truque” no preparo? Pois é. Muita gente que reclama que o arroz integral fica duro e não cozinha direito é porque tenta prepara-lo da mesma maneira que o arroz branco.

Siga os passos abaixo e veja como é fácil fazer arroz integral soltinho em casa!

Primeiro passo: Coloque o arroz de molho na noite anterior ao preparo. Coloque os grãos em um recipiente e cubra com água.

Segundo passo: Na hora do preparo, se gostar, refogue cebola e alho picadinhos com azeite. Comida temperada é tudo de bom! Vale lembrar também de ferver a quantidade de água que será necessária para cozinhar o arroz. Se você vai preparar uma xícara, precisará de duas de água e assim por diante. A quantidade de água é sempre o dobro da quantidade de xícaras que for preparar.

Terceiro passo: Adicione os grãos e logo em seguida a água fervente e o sal. Não refogue o arroz integral pois isto prejudicará o seu preparo. Misture tudo, abaixe o fogo e tampe a panela.

O cozimento do arroz leva em torno de 20 minutos a meia hora. Fique de olho para ver se a água secou. Quando estiver seco, prove e veja se os grãos estão cozidos. Se não estiverem, adicione um pouquinho de água quente e tampe novamente a panela. Repita o processo até que os grãos estejam cozidos. Deixe sempre descansar por pelo menos uns 5 minutos antes de servir.

Você também pode preparar o arroz integral usando outros temperos ou caldos diferentes. Basta usar a imaginação para variar o prato sempre que quiser.

Tags:

1 Comentário

Deixe um Comentário