Como economizar energia elétrica em casa

O país já passou por diversas crises elétricas e a população acabou tendo que mudar hábitos. Em muitas cidades, houve até a necessidade de racionamento. Por isso, economizar energia elétrica se tornou a prioridade de muitas famílias.

A verdade é que gastar menos luz, além de colaborar para o meio ambiente, também pode colaborar bastante para o seu bolso ficar mais feliz. A gente acaba percebendo o quanto pode estar jogando de dinheiro e energia elétrica fora.

Neste post, trazemos algumas dicas de como economizar energia elétrica em casa. Você pode adotar todas ou apenas algumas, depois nos conte se elas ajudaram ou não a reduzir a sua fatura mensal.

Dicas para economizar energia elétrica em casa

Dicas para economizar energia elétrica em casa
O chuveiro elétrico pode ser o item que mais consome energia elétrica na sua residência.

O chuveiro elétrico pode ser um grande vilão

O chuveiro elétrico está presente em boa parte das residências brasileiras e ele pode ser um grande devorador de energia. Sendo assim, tome algumas atitudes:

– Use o chuveiro sempre na posição “verão” nos dias mais quentes e amenos
– Procure tomar banho por no máximo 10 minutos
– Desligue a água enquanto está se ensaboando
– Mantenha o chuveiro limpo, para evitar entupimentos das saídas de água

Troque lâmpadas por outras mais econômicas

Substitua todas as lâmpadas da sua residência por lâmpadas de LED, que hoje são consideradas as mais econômicas. Algumas pessoas podem achar que estas são caras, porém você recupera o valor em muito pouco tempo na sua conta de luz.

Verifique sempre a sua geladeira

Se a sua geladeira já tem alguns anos de uso, verifique se a borracha de vedação ainda está eficiente. Faça um teste simples, tentando passar uma folha de papel pela porta. Se a folha passar com facilidade é porque a borracha precisa ser substituída com urgência.

Jamais seque roupas atrás da geladeira e verifique sempre se as portas estão bem fechadas. Ao pegar alimentos ou ingredientes para preparo, tente pegar todos de uma única vez para evitar abrir as portas muitas vezes.

Também tente não guardar alimentos quentes. Desta forma você acaba forçando mais o serviço de refrigeração, que causa um aumento maior do consumo.

Por fim, evite forrar as prateleiras, pois isto dificulta a passagem do ar frio, exigindo maior desempenho e mais gasto de energia.

Outras dicas para economizar energia elétrica em casa

– Procure deixar aparelhos que ficam em “stand by” ou seja com uma luz indicadora acesa o tempo todo fora da tomada. Essa luz que parece inofensiva colabora para o consumo.
– Na hora de comprar um eletrodoméstico prefira sempre os mais eficientes que trazem o selo Procel “A”.
– Use sempre a capacidade máxima da máquina de lavar para realizar menos ciclos de lavagem.
– O mesmo vale para o ferro de passar roupa. Sempre passe o maior número de peças de uma única vez.
– Limpe sempre os filtros do ar condicionado.
– Apague as luzes em ambientes que não estão sendo usados.
– Deixe janelas e cortinas abertas para aproveitar melhor a luz do dia.
– Mantenha globos e lustres limpos para facilitar a iluminação.
– Pinte paredes sempre com cores claras.
– Não ligue muitos aparelhos em uma mesma tomada.
Verifique se há fuga de energia. Desligue todos os aparelhos e verifique se há movimento no relógio de luz. Se houver, chame um eletricista para verificar suas instalações pois algum problema na fiação pode estar causando fuga de energia.

Você possui mais alguma dica para economizar energia elétrica em casa? Compartilhe conosco na área de comentários.

3 Comentários

Deixe um Comentário