Como aproveitar a água da chuva em casa

Aproveitar a água da chuva em casa pode trazer uma série de benefícios não só para o meio ambiente, mas também para o seu bolso. São inúmeras situações onde podemos substituir a água encanada por água armazenada das chuvas.

Hoje muitos condomínios em diversas partes do país criaram soluções para a captação da água da chuva e assim utilizá-la das mais diversas formas fazendo reduzir drasticamente os valores das contas.

Quem mora em casa também pode aproveitar e economizar. É necessário fazer alguns investimentos, é verdade. Mas o retorno que pode se ter no futuro, compensa totalmente o valor investido.

Mas é claro que, se você quer realmente economizar, pode começar hoje mesmo. Mesmo que ainda não tenha dinheiro para investir em um sistema “profissional”.

É possível usar baldes, recipientes ou qualquer outro tipo de reservatório para armazenar a água da chuva e utilizá-la posteriormente.

Mas, jamais se esqueça que esta água deve ficar protegida. Caso esteja em recipientes ou piscinas, deve estar sempre coberta para evitar a proliferação de mosquitos da dengue, por exemplo.

Saiba como aproveitar a água da chuva em casa

Como aproveitar a água da chuva em casa.

Você pode utilizar a água da chuva em casa nas seguintes situações:

  • Faxinas: Pode-se usar a água da chuva normalmente para realizar a faxina na casa;
  • Reserva de água para combate à incêndios;
  • Limpezas de carros, pisos, fachadas e janelas;
  • Utilização em vasos sanitários e mictórios;
  • Irrigação de plantas e jardins;
  • Utilização em máquinas de lavar roupas;
  • Lavar carros, bicicletas, brinquedos e outros objetos.

Como deu para notar, é possível reutilizar a água da chuva de inúmeras formas. Já parou para pensar em quantos litros de água você gasta durante uma pequena faxina na cozinha? Ou então enquanto lava o carro?

É como mencionamos lá no início do post. Ao armazenar água da chuva, você ajuda e muito o meio ambiente, mas o seu bolso é muito afetado. Existem relatos de pessoas que conseguiram reduzir a conta de água em mais de 50% apenas com algumas mudanças de hábitos.

Converse com a sua família e comece a aproveitar a água da chuva em casa. Os benefícios serão grandes para todos.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário