As principais diferenças entre os tipos de arroz

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Ele pode ser o prato principal, o acompanhamento, mas o que importa é que todas as suas versões são altamente nutritivas. Existem inúmeros tipos de arroz no mundo inteiro e neste post, iremos mostrar os mais comuns.

Eu particularmente sou fã do arroz parboilizado. Até como outros tipos, mas ele é o meu favorito. Bem temperado com alho, cebola e sal, não tem como errar.

Diferenças entre os tipos de arroz

Diferença entre os tipos de arroz

Com certeza você já reparou no supermercado que é possível encontrar vários tipos de arroz. Será que são todos iguais? Com certeza não! Hoje tentamos mostrar aqui no blog os principais e mais consumidos no mundo.

Arroz Branco

Com certeza este é um dos tipos mais consumidos no nosso país. Ele passa por vários processos de polimento até se tornar este grão branquinho que conhecemos. O que resta é apenas o amido. Por perder várias camadas, é o arroz menos nutritivo disponível no mercado. É também o que tem o preparo mais rápido.

Leia também: Como fazer um arroz branco soltinho

Arroz Parboilizado

É um tipo de arroz “pré-cozido”. Este processo, que acontece antes do polimento, faz com que os principais nutrientes permaneçam no grão, por isso ele tem esta aparência um pouco amarelada.  Podemos dizer ainda que o arroz parboilizado é rico em vitaminas e minerais, principalmente vitaminas do complexo B, boa para a saúde cardiovascular.

Arroz arbóreo

Arroz Arbóreo

Possui um grão mais branco e arredondado. É rico em amido, que o deixa mais cremoso após o preparo. Por isso ele é muito utilizado no preparo de pratos como risotos.

Arroz integral

É um grão que não passa pelo processo de polimento, mantendo assim a sua camada externa que garante além de mais nutrientes, mais fibras, que podem chegar a ser cinco vezes mais que na versão comum. É o arroz mais indicado para quem está em dietas de redução de peso por manter a saciedade por mais tempo.

Ele demora um pouco mais para cozinhar justamente por conta destas camadas e também não pode ser refogado. Veja como preparar arroz integral.

Arroz Cateto

O arroz cateto é extremamente rico em carboidratos , cálcio e vitaminas do complexo B. Possui grãos arredondados e é uma boa alternativa para substituir o arroz branco. Também é conhecido como arroz japonês.

Arroz Basmati

É usado principalmente em pratos indianos. São grãos bem finos e polidos, parecidos com o arroz branco. É bem leve e são um ótimo acompanhamento para pratos com curry.

Arroz Vermelho

Arroz Vermelho

É rico em uma substância chamada monocolina, boa para ajudar na redução do colesterol ruim. Também traz benefícios para melhorar a digestão e as demais funções intestinais.

Arroz Negro

Muito usado na China, é pouco utilizado no Brasil. Possui ainda mais fibras que o arroz integral, antioxidantes e pode ser usado no acompanhamento de vários pratos. Preste atenção quanto ao cozimento, pois por ser um grão mais duro, ele demora bem mais para cozinhar.

Arroz Selvagem

Possui grãos bem escuros e é bastante usado na culinária oriental. É uma boa fonte de potásso, fósforo, vitaminas, proteínas e lisina.

Qual o seu tipo de arroz predileto?

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário