Como fazer almôndegas em casa

Eu não sei porque desde pequena sempre fui muito fã de almôndegas. Adorava as que minha mãe fazia e depois que passei a fazer minha própria comida, elas acabaram se tornando um curinga na cozinha. Até o Subway entendeu minha paixão por almôndegas e criou um sanduíche cheio delas. Neste post, veja como é simples fazer almôndegas em casa.

Você pode fazer com carne de boi, frango, porco, carneiro, etc. Dá pra misturar duas carnes. Se não come carne, pode até fazer com grão de bico. Tudo bem que aí não serão exatamente almôndegas, será o falafel, mas who cares? O que importa é você adaptar a receita com os ingredientes que você mais gosta para ela ficar do seu agrado.

Receita simples para fazer almôndegas em casa

A que eu prefiro é de longe a de carne bovina. Eu gosto de comprar logo uma quantidade grande de carne, preparar várias almôndegas e deixar congelada para sempre ter algo rápido para preparar durante um almoço ou jantar. Portanto, a receita que eu preparo é sempre a seguinte:

Como fazer almôndegas em casa

– 1 Kg de carne moída (aí você usa a da sua preferência, uma carne com mais “gordura” deixa a almôndega mais suculenta, mas como eu ando em um período em que devo cortar calorias, tenho ido de patinho mesmo).
– 1 cebola ralada. Pode usar picada, mas neste caso, recomendo que você dê uma refogada nelas com azeite antes de misturar a carne. Também dá para usar cebola desidratada em flocos. Já testei várias vezes e deu bem certo.
– Alguns dentes de alho. Digo alguns porque acho que vai de gosto do freguês. Se você gosta de muito alho, coloque muito alho, se não é tão fã pode até fazer sem o dito cujo, mas já digo que não ficará a mesma coisa. A regra do desidratado em flocos também vale para este ingrediente.
– Salsa picada. Coloque a quantidade de acordo com seu gosto.
– Farinha de rosca. Geralmente para um quilo de carne, eu uso uma xícara.
– Pimenta do reino a gosto
– Sal a gosto

Para preparar, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e pronto. Tem gente que gosta de colocar um ovo para “dar liga”, mas eu acho extremamente desnecessário. Se possível, prepare a massa algumas horas antes para apurar bem o sabor dos temperos na carne.

Depois disso, faça as bolinhas e pronto. Só preparar do jeito que você prefere. Pode fritar no óleo (eu ultimamente tenho feito na AirFryer), fritar com pouco azeite na frigideira, assar no forno ou então cozinhar no molho da sua preferência. Para ser sincera, a última forma é a que deixa elas mais macias e saborosas.

Veja também: Como fazer molho de tomate caseiro

Tags:

2 Comentários


Deixe um Comentário