Como fazer a higienização correta de frutas, legumes e outros itens em tempos de coronavírus

Fazer a higienização correta de alimentos e outros itens que trazemos para dentro de casa deve ser um hábito constante e não apenas estar presente em tempos de coronavírus. A higiene é fundamental para evitar diversos problemas de saúde.

Além de doenças respiratórias, doenças do trato digestivo como intoxicações alimentares, também pode ser evitadas na grande maioria das vezes quando adotamos hábitos de limpeza constantes.

Mas não estamos aqui para julgar ninguém e sim ajudar passando informações. Nesta postagem procuramos trazer algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer a higienização correta não só de frutas, legumes, verduras e outros alimentos, mas também de tudo que chega na sua casa da rua.

A atenção deve ser redobrada durante a época de pandemia, mas se tem um bom legado que podemos levar para sempre é o fato de pensar em limpeza e higiene em primeiro lugar. Desta forma, estamos cuidando da gente e de quem a gente gosta e se preocupa.

Como devemos fazer a higienização correta de frutas, legumes e outros itens seja em tempos de coronavírus ou não

Como fazer a higienização correta de futas, legumes e outros itens

Basicamente, o que você precisa ter em casa para fazer a higienização de qualquer tipo de coisa é:

  • Água
  • Sabão ou detergente
  • Álcool 70%
  • Água Sanitária (hipoclorito de sódio) que não contenha alvejante em sua fórmula

Preciso de todos estes itens? Não! Use aquele que você tem em casa e que for mais conveniente. E o que estiver melhor para o seu bolso também, pois o que mais andou se vendo por aí foram lojas cobrando valores absurdos por uma garrafa de álcool, por exemplo.

Como fazer a higienização correta de embalagens de plástico e outras embalagens como as caixas de leite longa vida:

Caixas de leite longa vida ou outras embalagens parecidas podem ser higienizadas com um pano e álcool 70%. Mas quando lacradas, também podem ser lavadas com água e sabão e também com o auxílio de uma esponja para remover qualquer resíduo de vírus com maior eficácia.

Higienização de embalagens plásticas de doces, biscoitos , arroz, feijão e outros

Pode-se fazer a higienização com um pano ou toalha de papel e álcool 70%. Não aconselho muito a colocar na água e sabão pois pode penetrar dentro do alimento e com isso resultar em umidade que vai deteriorar o alimento com o tempo e torná-lo impróprio para consumo.

Já outros tipos de embalagens plásticas, que são totalmente lacradas, podem ser lavadas com água e sabão normalmente.

Como fazer a higienização completa de frutas, legumes e verduras:

Para higienizar legumes, frutas e verduras, prepare uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Misture bem, depois deixe os vegetais e frutas de molho nesta solução pelo período de 15 minutos.

Após este período, basta enxaguar tudo em água corrente, secar com o auxílio de um papel toalha e armazenar normalmente.

Sacolas e embalagens de supermercado, como fazer?

O ideal seria descartá-las, mas aqui costumamos utilizar as sacolas de supermercado para jogar lixo reciclável e orgânico fora. Sendo assim higienizamos as sacolas com álcool ou água sanitária, deixamos secar e usamos normalmente depois. Também é possível lavar as sacolas com água e sabão, deixar secar e utilizar mais tarde.

São procedimentos chatos, mas totalmente necessários. Fazer a higienização correta de tudo que chega na nossa casa garante saúde e mais segurança.

Ficou com alguma dúvida? Utilize a área de comentários.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário