Como limpar a máquina de lavar roupas por dentro e por fora

Você sabia que precisa limpar a máquina de lavar roupas pelo menos a cada 30 dias para garantir o seu bom funcionamento? Pois é. Muitas pessoas compram uma lavadora e simplesmente esquecem da sua manutenção.

Este cuidado é necessário para garantir o seu funcionamento de maneira correta e ainda evitar que ela venha causar algum estrago nas suas roupas. Em alguns casos, quando uma mancha aparece após a lavagem, pode ser por conta de sujeiras na máquina.

Se pretende que seu eletrodoméstico dure por mais tempo, é bom começar a dar uma melhor atenção desde agora. Realizando uma manutenção constante, você reduz e muito a chance de problemas e muitas dores de cabeça no futuro.

Uma lavadora que não está com a sua manutenção em dia também tende a gastar mais água e mais energia, o que não é nada saudável para o seu bolso.

O que fazer para limpar a máquina de lavar roupas corretamente

Como limpar a máquina de lavar roupas

Para limpar as máquinas que possuem tampa superior, você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 litro de água sanitária, alvejante ou vinagre branco

O primeiro passo é encher a máquina até o seu nível máximo de água e adicionar a água sanitária, alvejante ou vinagre.

Depois, deixe a máquina realizar o ciclo completo e mais longo de lavagem. Este tempo é necessário para que resíduos de sabão ou outros produtos utilizados possam ser removidos das partes internas.

No término do ciclo, utilize um pano macio para secar as partes internas e também remover qualquer sujeira que esteja no tambor.

Para quem utiliza máquinas com tampa frontal, o ideal é fazer um ciclo completo de lavagem sem nenhum produto e depois repetir o processo adicionando cerca de 500 ml de vinagre branco. No final do processo, utilize um pano macio para secar e remover qualquer sujeira que esteja no tambor.

Ainda nas lavadoras com tampa frontal, não se esqueça do cuidado com a borracha de vedação. Utilize sempre um pano umedecido com água e sabão neutro para remover sujeira e traços de limo que possam estar no local. Depois passe um pano macio e seco para secar toda a borracha.

Não se esqueça dos depósitos de amaciante e sabão!

Não se esqueça de limpar também os depósitos de amaciante e sabão. Caso sejam removíveis, retire da máquina e lave-os muito bem com água corrente e o auxílio de uma escovinha para remover qualquer resíduo de produto que esteja no local. Se a sujeira estiver endurecida, procure deixar a peça de molho na água por algumas horas, até que consiga remover com o auxílio de uma escova.

E para limpar a máquina de lavar roupas por fora?

Para limpar a parte externa da máquina de lavar, utilize apenas pano macio e sabão neutro.

Umedeça o pano em uma solução de água e sabão neutro. Retire todo o excesso de água e passe por toda a máquina para remover a sujeira. Depois, para remover o excesso de sabão, utilize um pano apenas umedecido com água. Por fim, seque todo o eletrodoméstico com um pano seco.

E pra finalizar…

Não se esqueça também de limpar o filtro da máquina de lavar, para remover os fiapos que ficam presos ali durante a lavagem. Lave com água corrente e utilize uma escovinha macia se for necessário.

Não se esqueça também de depois das lavagens, deixar a tampa aberta para que a máquina possa secar e assim evitar o aparecimento de cheiros desagradáveis.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário