Como economizar dinheiro usando o ar condicionado

Será que existe uma maneira de economizar dinheiro usando o ar condicionado? Esta é uma pergunta que os consumidores mais fazem quando chega o verão, uma vez que a tendência é que em muitas cidades do país, o ar condicionado se torna algo indispensável.

Por mais que o eletrodoméstico cause um estrago na nossa conta de energia elétrica, ainda é possível economizar um dinheiro e não “falir” na hora de pagar a conta. Neste post, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a salvar o seu bolso durante os meses mais quentes do ano.

O que fazer para economizar dinheiro usando o ar condicionado

Como economizar dinheiro usando o ar condicionado

Por mais que a gente tente fugir, não tem jeito. Em cidades muito quentes precisamos usar o ar condicionado se precisamos trabalhar, dormir, realizar alguma tarefa ou simplesmente manter o nosso bem-estar.

A sensação de calor extremo não faz bem para o ser humano de qualquer idade e se você pode regular a temperatura do ambiente em que mora ou trabalha, não hesite em faze-lo.

Mas, o que pode ser feito para economizar dinheiro usando o ar condicionado, mesmo que apenas alguns dias por mês.

Mantenha a manutenção do equipamento em dia

Muitas pessoas acham que basta instalar o equipamento e pronto. Ele vai funcionar para sempre, da maneira mais otimizada possível. Mas, assim como qualquer outro eletrodoméstico, o ar condicionado precisa de manutenção constante. A cada seis meses faça uma limpeza completa no equipamento, lave os filtros e verifique se necessita de qualquer outro reparo.

Em alguns casos, dependendo da sua localização, talvez seja necessário lavar os filtros antes deste período.

Prefira os modelos “Split” ao invés dos modelos de parede ou janela

Os modelos “split” são bem mais eficientes e econômicos que os modelos de parede ou janela. Sim, eles são um pouco mais caros e também necessitam de uma instalação muito mais complicada e cara, mas o retorno pode ser bem mais vantajoso.

Deixe as portas e janelas sempre fechadas

Enquanto estiver utilizando o ar condicionado, não deixe de verificar se as portas e janelas estão bem vedadas. A perda do ar frio torna o funcionamento do aparelho bem menos eficiente.

A potência do equipamento deve ser de acordo com o tamanho do ambiente

Na hora de escolher o seu equipamento, deve-se ter em mente que a potência do aparelho deve estar de acordo com o tamanho do ambiente onde ele será instalado. Ar condicionado com baixa potência não deve ser instalado em ambiente pequeno, pois além de “não dar conta” de climatizar o local de maneira correta, aumentará o consumo de energia.

Economizar dinheiro usando o ar condicionado

Outras dicas para economizar dinheiro usando o ar condicionado:

  • Procure deixar o equipamento regulado para manter o ambiente em uma temperatura de 22 graus, que é bem agradável e não exige muito do equipamento;
  • Se possível, evite que o ambiente onde o ar condicionado está instalado receba luz solar direta, pois isto fará o equipamento trabalhar ainda mais;
  • Utilize a função “sleep” sempre que possível;
  • Ao comprar um equipamento de ar condicionado, sempre verifique o selo PROCEL referente a eficiência no consumo de energia;
  • Instale o equipamento em o mais alto possível na parede, para uma maior eficiência na circulação de ar.

São atitudes bem simples que podem ajudar a economizar dinheiro usando o ar condicionado. Hoje em dia, qualquer valor que podemos economizar, o nosso bolso já agradece muito.

Veja também: Como economizar energia elétrica em casa.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário