Como economizar o gás de cozinha

Economizar o gás de cozinha é uma tarefa essencial nos dias de hoje. Durante a crise de saúde, houve um aumento considerável no valor do butijão e para complicar ainda mais, houve uma redução considerável da renda do brasileiro.

O Gás é essencial e durante o período que as pessoas passam mais tempo em casa, a tendência de consumo é ainda maior. São mais refeições a serem preparadas, mais pessoas utilizando o fogão e a despesa tente a aumentar.

Neste post, procuramos trazer algumas dicas para economizar o gás de cozinha e fazer com que este renda ainda mais, evitando uma grande despesa mensal. Caso tenha outras dicas para acrescentar, sinta-se à vontade para utilizar o espaço de comentários no final da página.

Dicas para economizar o gás de cozinha

Dicas para economizar o gás de cozinha

Se o gás de cozinha já está pesando no seu orçamento mensal, procure utilizar alguma destas dicas para amenizar o seu gasto total.

Verifique as conexões do botijão com o fogão e veja se existe alguma vazamento

Uma das coisas que mais vai te ajudar a economizar o gás é ver se todas as conexões do botijão com o fogão estão feitas de maneira correta e sem vazamentos. Utilize uma esponja com um pouco de detergente e passe nas conexões. Caso apareça bolhas de sabão é sinal que está acontecendo algum vazamento. Refaça as conexões até que não apareçam mais bolhas durante seus testes. A mangueira de gás também precisa estar dentro da validade e sem sinal de desgastes.

Verifique se as chamas estão laranjas ou azuis

O ideal é que as chamas do fogão estejam sempre azuis. Chamas alaranjadas são sinal de alguma sujeira na mangueira o que pode aumentar o consumo. Verifique o estado da mangueira e dos bocais do fogão. Caso tenha dificuldades para realizar este procedimento, chame um gasista.

Seja amiga da panela de pressão

Panela de pressão não serve apenas para cozinhar feijão! Você pode utilizar a panela de pressão para cozinhar uma série de alimentos na metade do tempo das panelas convencionais.

Inclusite, se for cozinhar grãos, como o feijão, deixe sempre de molho de um dia para o outro. Assim, ele cozinha, mesmo na pressão, ainda mais rápido.

Prepare quantidades maiores de alimentos de uma só vez e congele

Também é possível cozinhar uma quantidade maior de alimentos de uma só vez e congelar para consumo posterior. Mesmo que precise descongelar alguns itens no fogão, o tempo para aquecimento será menor do que o de cozimento.

O que fazer para economizar o gás de cozinha

Procure cozinhar sempre com as panelas tampadas

Cozinhar com as panelas tampadas não só ajuda a eocnomizar o gás de cozinha mas também diminui bastante o tempo de cozimento de certos alimentos.

Procure usar também o tamanho ideal de panela para cada tipo de boca no fogão. Se a panela for muito maior ou menor que a chama, poderá haver desperdício de gás.

Aproveite ao máximo o espaço do seu forno

Se for preparar mais de um prato no forno, sempre coloque todos ao mesmo tempo se possível. Caso os saboras não possam se misturar ou então se não há espaço suficiente, cozinhe o segundo prato imediatamente após o primeiro para evitar a perda de calor.

Pesquise preços sempre

Além de economizar o gás de cozinha no dia a dia, também é preciso pesquisar os preços sempre quando há a necessidade de comprar um novo botijão. Os preços entre as distribuidoras podem variar muito de um local para outro, inclusive dentro do mesmo bairro.

Sendo assim, procure ter o telefone de várias distribuidoras diferentes e pesquise o preço em todas elas. Também é importante frisar que o local de compra deve ser de confiança, já que existem alguns locais que pode oferecer o botijão adulterado ou até sem estar totalmente cheio. Todo cuidado é sempre válido.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário