10 utilidades para a maizena

A maizena pode ser um ingrediente útil para muitas coisas. Ao contrário do você deve imaginar, ela não serve apenas para fazer doces, molhos, bolos ou outros pratos. Para comprovar, neste post trazemos nada mais do que 10 utilidades para a maizena que com certeza, qualquer pessoa irá aproveitar em casa. Além de ser bastante funcional, a maizena, também conhecida como amido de milho é um ingrediente muito barato.

Utilidades para a maizena

Utilidades para a maisena

Vamos lá, maizena não serve apenas para engrossar o molho da carne de panela, você também pode utilizar para:

Utilidade 01: Limpeza dos tapetes

Isso mesmo que você leu! Dá para limpar tapetes com maizena. Para isso, basta que polvilhar bicarbonato de sódio misturado com maizena sobre o tapete sujo. Deixe agir por cerca de 12 horas e após este período, basta passar o aspirador.

Utilidade 02: Remover manchas de gordura da roupa

Coloque a maizena sobre a mancha de gordura e deixe de um dia para o outro. Ela vai absorver totalmente a gordura do tecido. Depois, basta fazer o procedimento normal de lavagem da peça.

Utilidade 03: A maizena também serve para tirar a areia do corpo

Sim! Você pode usar a maizena para remover a areia do corpo na hora em que sai da praia. E o melhor, sem agredir a pele!

Utilidade 04: Tirar as brotoejas e assaduras dos bebês

Bepantol e hipoglós estão cada vez mais caros. Então, nada mais justo do que utilizar a maizena para evitar que bebês sofram com assaduras e brotoejas. Basta aplicar a maizena que acalmará bastante a pele.

Utilidade 05: Use como shampoo seco

Também dá para usar maizena na hora de cuidar dos cabelos. Polvilhe o produto no cabelo e massageie como se fosse mesmo lavar os fios. Aguarde alguns minutos e escove os cabelos em seguida. Ao escovar você elimina a maizena dos fios e também o excesso de oleosidade.

Veja também: Utilidades para o vinagre

Utilidade 06: Aliviar sintomas da coceira

Às vezes a pele pode ficar irritada e coçar bastante. Se isto acontecer, você pode preparar uma espécie de “pasta” com maizena e aliviar estes sintomas. Ideal também para picadas de insetos. Basta misturar água com amido de milho, até que se forme uma pasta. Aplique na pele e aguarde alguns instantes até sentir o alívio.

Utilidade 07: Use a maizena para ajudar a desatar nós

Quantas vezes você já sofreu para desatar algum nó difícil. A maizena pode te ajudar até pra isso! Basta pegar uma quantidade do produto com os dedos e ficar passando no nó até que ele comece a desatar. É preciso esfregar bem para que o produto penetre nas fibras. Este procedimento também serve para tirar nós de bijuterias.

Utilidade 08: Remover cheiro de mofo de livros antigos

Para tirar o cheiro desagradável de mofo dos livros antigos, coloque o livro na vertical e abra. Distribua amido de milho pelas páginas e deixe agir de um dia para outro. No dia seguinte, basta chacoalhar o livro para remover a maizena (de preferência em um local arejado). Se o cheiro ainda estiver um pouco forte, repita a operação por mais um dia.

Utilidade 09: Faça um banho antiassaduras

Basta misturar um pouquinho de maizena na água do banho do bebê, que assim você acaba criando uma proteção na pele do neném contra as assaduras.

Utilidade 10: Banho seco em animais de estimação

É possível polvilhar amido de milho no seu animal de estimação e faça uma suave massagem. Depois, basta pentear o pelo do animalzinho que a maizena absorve o excesso de oleosidade e em alguns casos até o mal cheiro.

Como deu para para reparar são muitas as utilidades da maizena. Agora, que já conhecemos algumas delas, é sempre bom deixar uma caixinha de plantão em casa. Vai que a gente precisa!

0 Comentários

Deixe um Comentário