Como limpar o colchão da maneira correta

Saber limpar o colchão de maneira correta é importante para manter a higiene do local onde a gente dorme em dia. Por muitas vezes nem parece, mas o colchão é um local onde fica armazenado uma grande quantidade de ácaros e outras impurezas, que não fazem nada bem para nossa saúde.

O importante é que se crie uma rotina de limpeza de tempos em tempos. Assim como devemos também lavar os travesseiros, limpar os armários, devemos incluir mais esta tarefa na nossa rotina.

Para te ajudar, resolvemos trazer algumas dicas para que a tarefa se torne um pouco menos complicada. Com um pouquinho de organização, dá para manter a limpeza sem muito sofrimento.

O que fazer para limpar o colchão da maneira correta

Como limpar o colchão corretamente

Para limpar o colchão de maneira correta, ou seja, fazer uma higienização básica, é possível preparar soluções caseiras que irão lhe ajudar nesta tarefa.

Mais uma vez, o bicarbonato de sódio vai ser um grande aliado para a limpeza do colchão. Para esta primeira dica, é necessário ter, além do bicarbonato, um aspirador de pó e uma escovinha.

Polvilhe o bicarbonato de sódio por todo o colchão. Coloque um pouco mais do pó nos locais em que ele parecer mais sujo. Deixe o produto agir por cerca de meia hora. Após este período, com o auxílio de uma escovinha, esfregue principalmente os locais com maior sujeira. Mas tenha delicadeza, não é necessário fazer muita força. Após este processo, deixe agir por mais meia hora. Depois deste prazo, com o auxílio de um aspirador, aspire todo o bicarbonato. Seu colchão estará higienizado.

Uma outra solução para limpar o colchão é misturando bicarbonato de sódio com água oxigenada. É necessário preparar uma solução com:

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato;
  • Duas gotas de sabão líquido para roupas;
  • 250ml de água oxigenada.

Também será necessário:

  • Aspirador de pó;
  • Escovinha macia;
  • Borrifador
  • Pano limpo.

Para preparar a solução coloque em um borrifador a água oxigenada, o sabão líquido e o bicarbonato de sódio. Agite bem para tornar a mistura homogênea e aplique sobre todo o colchão. O ideal é que faça este procedimento no início do dia para que o colchão seque durante o dia. Quando notar que o colchão está seco, basta passar o aspirador de pó. Se não tiver um aspirador em mãos, remova o excesso de bicarbonato com o auxílio de uma escovinha macia e um pano limpo e seco.

Como fazer a limpeza do colchão com bicarbonato de sódio

Como fazer para limpar o colchão sujo de urina (xixi)

So o colchão estiver com odores fortes como urina, não se desespere porque é possível remover o cheiro. É possível aplicar (mais uma vez) o bicarbonato de sódio sobre o local onde o cheiro se concentra e deixar agir por algumas horas. Depois deste período, basta aspirar o pó. O bicarbonato é ótimo para absorver o cheiro ruim que ficou no colchão.

Uma outra solução para tirar a mancha de urina do colchão pode ser a seguinte: Misture um pouco de água com um pouco de sabão líquido para roupas. Aplique esta mistura com auxílio de uma escovinha no colchão, remova o excesso de líquido com o auxílio de um pano e deixe secar durante todo o dia.

É possível ainda procurar no supermercado produtos específicos para tirar mancha e mau cheiro de tecidos. Neste caso, você precisa seguir estritamente as instruções que estão no rótulo do produto para que ele seja eficaz.

Colchão

O colchão está com muito cheiro de cigarro?

Pode não parecer, mas fumantes costumam sim transferir o cheiro do cigarro para o colchão. Neste caso, basta criar uma mistura com uma colher de sopa de detergente líquido e duas xícaras de água fria. Aplique esta mistura no colchão com o auxílio de um borrifador e deixe secar antes de colocar roupas de cama limpas.

Agora que já sabe que precisa limpar o colchão regularmente, inclua este procedimento na sua rotina de limpeza. Se possível, comprar um daqueles protetores de colchão impermeáveis também ajuda a manter a qualidade do produto por mais tempo.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário