Utensílios essenciais de cozinha

Chegou a hora de montar a sua casa e agora? O que comprar? O que é mais importante? Para facilitar nesta tarefa, resolvemos trazer uma lista com alguns utensílios essenciais de cozinha para ao menos lhe auxiliar nesta missão. 

Seja por estamos indo morar sozinha ou então chegou a hora do casamento. Montar uma casa pode parecer fácil, mas se não formos organizadas, o orçamento pode estourar e corremos o risco de comprar o que não é importante e acabar esquecendo do básico. 

Por isso, o primeiro passo para comprar seus utensílios essenciais de cozinha é se organizar. Não importa se usa papel e caneta, um aplicativo no celular, uma planilha. A dica é anote tudo!

Os principais pontos:

  • Quanto posso gastar?
  • Já tenho alguns itens que vou levar para a casa nova e não precisarei comprar?
  • Vou fazer chá de panela (ou chá de casa nova) e assim ganhar muita coisa dos amigos e parentes?
  • Liste tudo que vai realmente precisar.

É justamente com este último tópico que iremos lhe ajudar. Vamos listar o que é mais importante para o início de uma nova vida. O grande achado é que muitas vezes, o básico é muito mais do que suficiente. Falo isso por experiência própria. 

Depois de algumas mudanças e desapegos, já consigo ver o que realmente preciso e consigo me controlar bastante nestas lojinhas de utensílios para casa e decoração.

Quais seriam os utensílios essenciais de cozinha?

Lista com utensílios essenciais da cozinha

Vou listar aqui aqueles que acho o básico que todo mundo precisa ter. Aqueles com os quais você prepara diversos pratos sem precisar de um verdadeiro arsenal de itens. 

Jogo de Panelas

Não dá para cozinhar nada sem um jogo de panelas. Acredito que três é o mínimo. Dá para encontrar jogos dos mais diversos preços nas lojas, mas se preferir também pode comprar de maneira individual. 

Se o orçamento permitir, invista em panelas de inox. São mais caras? Sim! Mas duram a vida toda (literalmente!) e ainda não soltam substâncias na comida que você prepara. As de teflon, mesmo que você tenha todo cuidado ao manuseá-las, com o tempo tendem a perder o revestimento e se tornam impossíveis de usar. Ah, compre panelas de tamanhos diferentes. 

Jogo de panelas para cozinha

Uma boa frigideira

No início você não precisa de uma boa frigideira para cada tipo de preparação. Gaste um pouquinho mais e compre uma que lhe permita preparar bifes, saltear legumes e até fritar ovos. Eu sei que existem frigideiras fofinhas para fritar um ovo nas lojas, mas além de algumas ter a qualidade duvidosa, têm o uso muito limitado.

Panela de Pressão

Nada de ficar com medo da panela de pressão! Ela vai ser um verdadeiro coringa na sua cozinha. Prepara os alimentos de maneira muito mais rápida e em tempos que o gás anda pela hora da morte, se torna um item indispensável.

Faqueiro básico

Bom, você não precisa gastar fortunas com faqueiros. É possível achar conjuntos bons e baratos até em supermercados. Se você não pretende oferecer almoços ou jantares chiques, não existe motivo para investir um bom dinheiro em um faqueiro com uma infinidade de peças. 

Utensílios de cozinha - Frigideiras

Faca do chef, faca para pães (serrilhada), faca para legumes

Estas são praticamente as três facas que irão te ajudar a fazer tudo na cozinha. É legal ter uma faca para cada tipo de coisa? Pode até ser, mas para quem está começando não existe a menor necessidade. Gaste seu dinheiro em três boas facas de qualidade e seja feliz. É bom ter uma tesoura na gaveta da cozinha também, mas qualquer uma que corte, já serve. 

Outros utensílios essenciais de cozinha

Também vale incluir na sua lista de compras:

  • Tábua de corte (Se possível compre duas, uma para carnes e outra para legumes e frutas)
  • Abridor de latas
  • Pratos fundos e rasos. A quantidade vai depender de quantas pessoas moram com você. Se morar sozinho, dois de cada são mais que suficientes, afinal, se um quebrar, temos um reserva.
  • Colher de Bambu ou Silicone para cozinhar
  • Descascador de alimentos
  • 1 espátula
  • 1 escumadeira
  • 2 tigelas de tamanhos diferentes
  • 1 peneira
  • Panos de prato (pelo menos uns 3)
  • 1 tabuleiro

Acredito que com estes itens você consegue se virar bem em qualquer casa, pelo menos para começar. É claro que com o passar do tempo irá sentir necessidades de outras coisas, o que não te impede de incrementar ainda mais a sua cozinha. Mas para iniciar os trabalhos, a lista que indicamos acima é mais do que suficiente. 

Acredita que faltou algum item? Deixe sua opinião na área de comentários.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário