Como tirar cola de etiqueta ou adesivo

Se tem uma coisa que me tira do sério é precisar tirar cola de etiqueta ou adesivo quando compro algum eletrodoméstico ou utensílio para a casa. Sério gente, qual a necessidade do fabricante colocar uma cola tão pegajosa no objeto? Com certeza é só para complicar a nossa vida. 

Em alguns casos, é bem fácil remover o adesivo, mas tem outras que a gente tenta de tudo e o adesivo não sai. Felizmente, tem algumas dicas que podem ajudar nessas horas e eu vou compartilhar com vocês. 

O que fazer para tirar cola de etiqueta ou adesivo

Como tirar cola de etiqueta ou adesivo

A primeira dica que eu posso passar pra vocês na hora de tirar cola de etiqueta ou adesivo é: não use objetos pontiagudos ou então esponjas abrasivas como bombril, por exemplo. Além de você não conseguir remover a maldita da cola, ainda vai danificar o produto em questão. 

Outro produto que também não é indicado nesta situação são os removedores ou produtos à base de álcool. 

Use fita adesiva

Se o local não ficou com muita cola, uma fita adesiva de boa qualidade pode ajudar. Ela irá funcionar como uma espécie de imã para “puxar” a cola. Vá passando a fita por cima da cola até removê-la por completo. 

Óleo de cozinha, azeite de oliva e até óleo de bebê

Você pode usar qualquer tipo de óleo vegetal ou ainda o óleo de bebê. Basta aplicar um pouco de óleo por cima da cola e deixar agir por alguns minutos. Depois com o auxílio de um algodão ou pano macio e seco vá removendo a cola. Depois, para tirar os resíduos de óleo, use um pano úmido com detergente neutro.

E se a cola estiver em uma parede?

Neste caso, para tirar cola de etiqueta ou adesivo da parede não é indicado usar óleo de qualquer tipo. O ideal é que você aqueça um pouco de água e detergente neutro em uma panela, mas sem deixar ferver. 

Pegue um pano macio e limpo e molhe nesta solução. Retire o excesso e vá passando este pano na parede, procurando cobrir todos os resíduos de cola do local. Depois, com o auxílio de uma espátula de plástico, remova os resíduos de cola que estão na parede. Repita o processo até que esteja toda limpa.

Passar borracha funciona?

Por muitas vezes eu já passei borracha escolar para remover a cola de determinados objetos, porém, na grande maioria das vezes, ela espalha a cola ainda mais e torna o nosso trabalho mais difícil.

Uma outra dica também para tirar cola de vidro, por exemplo, é utilizar o vinagre. Ele também é muito eficiente para este fim. Mas lembre-se que vinagre é abrasivo e não pode ser usado em qualquer superfície.

Veja também: Como tirar o mau cheiro de potes plásticos

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário