Como organizar a rotina doméstica

Apesar de muitas pessoas dizerem o contrário, organizar a rotina doméstica não é uma tarefa muito difícil. Uma vez que você se organiza e passa a seguir aquele plano regularmente, cuidar da casa se torna uma tarefa bem fácil e organizada.

Ninguém precisa claro, seguir tudo exatamente à risca. Conforme for realizando as atividades, faça as adaptações necessárias para que sua rotina fique ainda mais facilitada. Mas fato é que precisamos seguir uma rotina se não quisermos enlouquecer na hora de cuidar da casa.

O que fazer para organizar a rotina doméstica?

Como organizar a rotina doméstica

Para quem busca organizar a rotina doméstica e deixar a vida mais descomplicada, nós separamos algumas dicas.

Faça um planejamento da sua semana

Separe um momento na sua semana para colocar no papel tudo que você precisa fazer na semana que vai começar. Dá para usar um planner, um simples caderno ou até uma planilha, aquilo que funcionar melhor.

Coloque tudo que precisa ser feito como por exemplo:

  • Supermercado
  • Pagar contas
  • Fazer faxina na casa
  • Comprar material escolar para os filhos
  • Agendar exames, etc.

Dilua estas tarefas nos dias da semana

Agora que já sabe tudo que precisa fazer, é hora de organizar como e quando vai fazer cada tarefa. Por exemplo:

  • Segunda-feira: Preparar as refeições planejadas para a semana
  • Terça-feira: Faxina e pequenos reparos
  • Quarta-feira: Lavar roupas e trocar roupas de cama
  • Quinta-feira: Organizar pequenas pendências da casa
  • Sexta-feira: Fazer o planejamento de refeições da próxima semana
  • Sábado: Supermercado e organização das compras (Dicas para economizar no supermercado)
  • Domingo: Descanso

É claro que este é apenas um exemplo e você deve criar um cronograma de acordo com suas necessidades e disponibilidade.

Procure planejar todas as refeições da semana

Sempre que possível, procure planejar todas as refeições da semana. Desta forma, não se perde tempo pensando todos os dias no que se vai cozinhar e ainda facilita as compras de mercado, uma vez que, sabendo o que vamos preparar, basta uma olhada rápida na despensa para ver o que está faltando e providenciar no mercado.

Para quem tem espaço, uma outra dica que ajuda muito na hora principalmente de ter uma alimentação saudável é preparar refeições em maior quantidade e utilizá-las no decorrer da semana. Até se perde um pouco mais de tempo preparando, mas dá para ganhar muito tempo no restante dos dias, já que não precisamos “perder tempo” preparando refeições.

Dicas para melhorar a rotina da casa

Retire a tralha sempre que possível

Manter a casa organizada é simples. Não deixe acumular coisas que não precisa nem objetos fora do lugar. Sempre que notar que algo está desarrumado, se resolver não for levar mais do que cinco minutos, resolva na hora. Isso vai poupar seu tempo na hora em que precisar fazer uma faxina mais pesada.

Delegue algumas tarefas para outras pessoas da casa

Faça todos que moram na casa participarem da rotina doméstica. As crianças podem ajudar a manter os quartos organizados e os mais velhos também podem ajudar na louça, a colocar uma roupa na máquina. Ninguém precisa fazer tudo sozinho. O trabalho em grupo flui melhor e mais rápido.

Tenha uma rotina de limpeza

Uma das principais tarefas para organizar a rotina doméstica é ter uma rotina de limpeza na casa. Quando ficamos sem limpá-la por semanas, é claro que o tempo gasto para deixá-la impecável será maior. Então, para resolver este problema, crie uma rotina de limpeza diária. Em um dia faça pequenas limpezas no banheiro, passe uma vassoura na sala, guarde o que está fora do lugar. Estas pequenas tarefas irão lhe ajudar bastante no futuro.

Organizar a rotina da casa é possível e fica ainda mais fácil quando todos ajudam. Traga sua família para ajudar. Ninguém deve fazer tudo sozinha, afinal se mais pessoas moram na casa, elas também devem zelar por ela.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário