Como escolher um peixe fresco

Sempre que chegam a época de maior consumo de peixe, como a Semana Santa ou Natal, saber como escolher um peixe fresco pode fazer toda a diferença. O peixe é um alimento extremamente perecível, sendo assim, todo cuidado é pouco na hora de comprar um pescado fresco para preparar um prato especial.

Dicas para escolher um peixe fresco

Como escolher um peixe fresco

Para facilitar a vida de pessoas que, assim como eu, ainda encontram um pouco de dificuldade para saber a real qualidade do peixe, procuramos trazer algumas dicas que podem fazer toda a diferença no supermercado ou na peixaria.

Procure um local de confiança para realizar a compra

O ideal é escolher um supermercado ou peixaria que você já conheça ou tenha confiança. No caso de peixarias que são volantes, como aquelas de feiras livres, procure adquirir seu pescado em alguma que seja recomendada por uma pessoa conhecida. A partir do momento em que escolher um local, procure sempre realizar suas compras neste mesmo estabelecimento para criar confiança com o vendedor e assim garantir sempre melhores produtos.

Não tenha vergonha de pedir dicas

Muitas pessoas ficam com vergonha de pedir dicas aos funcionários da loja. Muitos deles sempre procuram ajudar os clientes, inclusive na hora de escolher o melhor pescado para determinado tipo de prato.

Peça sempre para limpar o peixe e cortar de acordo com o seu preparo

Fazer o corte de um peixe inteiro pode não ser tão prático para quem não tem tanta experiência assim. Então, não deixe de pedir ao funcionário para, além de limpar, já fazer o corte que deseja de acordo com o preparo: postas, filés, etc.

Tenha uma bolsa térmica por perto!

O peixe é um alimento muito perecível. O ideal é sempre levar uma bolsa térmica para realizar o transporte do produto até sua casa. Mesmo que more perto do local, a variação de temperatura já pode dar início a uma deterioração da carne. E deixe esta bolsa apenas para comprar peixes, porque sim, pode ficar aquele cheiro característico.

Separe em porções para realizar o congelamento

Caso vá congelar o peixe, não se esqueça de separar em porções menores. Desta forma, descongela-se apenas o que for preparar. O peixe, uma vez que for descongelado, não pode ser congelado novamente.

O peixe fresco deve ter sempre o cheiro do mar

Um peixe para estar fresco deve ter o cheiro de mar. Quando se sente o cheiro característico do peixe de maneira muito forte, aquele pescado pode já não estar tão fresco assim.

Outras dicas para escolher um peixe fresco

Para escolher um peixe fresco, também fique atento aos seguintes detalhes:

  • A pele e as escamas devem estar brilhantes e sem cortes. As barbatanas também devem estar firmes e inteiras;
  • O aspecto geral do peixe deve ser firme e resistente. Uma carne que parece estar mais flácida já não indica um pescado tão fresco assim;
  • Os olhos devem estar bem brilhantes, assim como as guelras devem estar em um vermelho brilhante.

Lembre-se que um peixe fresco, quando conservado em geladeira, deve ser preparado o mais brevemente possível. Caso não tenha certeza de quando irá preparar o seu prato, opte por congelar a carne e descongelar somente no ato do preparo.

Agora que você já sabe como escolher um peixe fresco, qual o prato pretende preparar? Veja várias receitas com peixes no Receitas da TV.

Veja também: Como tirar o cheiro de gordura da cozinha

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário