Como descongelar carne corretamente

O freezer e o congelador podem ser duas ferramentas que ajudam muito na cozinha. Mas, por exemplo, você sabe como descongelar carne corretamente? É fundamental ter todo cuidado na hora de descongelar alimentos para que não haja contaminação por bactérias ou ainda perda de nutrientes.

Ter um freezer ou congelador em casa permite facilitar a nossa vida. É possível preparar refeições em maior quantidade e assim já ter comida caseira pronta para toda a semana (ou até um período maior), comprar uma quantidade maior de determinados alimentos e manter um estoque em casa, aproveitando assim preços melhores e por aí vai.

Mas é fundamental lembrar que o cuidado com a comida congelada deve ser redobrado. Afinal, ninguém quer ter um problema de saúde mais tarde.

Como fazer para descongelar carne corretamente

Como descongelar carne corretamente

É importante descongelar carne corretamente para que não haja perda de nutrientes e principalmente contaminação do produto. Alimentos contaminados por bactérias podem resultar em problemas estomacais e intestinais sérios. Afinal, a carne e qualquer proteína animal são alimentos extremamente perecíveis.

Jamais faça o descongelamento de alimentos em temperatura ambiente

Na pressa do dia a dia, muitas pessoas antes de preparar a refeição deixa o alimento a ser preparado fora da geladeira para que se descongele mais rápido. Mas você não deve fazer isto em hipótese alguma.

As proteínas devem ser sempre descongeladas em ambientes com temperatura controlada. Nada de deixar a carne, frango, peixe ou o que for em cima da pia, do balcão. Para descongelar carne corretamente deve-se fazer sempre da seguinte forma:

  • Programe sua refeição com antecedência e retire a proteína a ser descongelada do congelador ou freezer e coloque na geladeira 24 horas antes do preparo. Caso seja uma peça ou uma quantidade muito grande, aumente o tempo de geladeira para que o produto fique ideal para preparo. Jamais descongele qualquer tipo de carne com água.

Ao descongelar carne corretamente na geladeira, é possível manter todas as caraterísticas e evitar contaminações.

É possível descongelar carne corretamente no micro-ondas?

Sim. Caso vá utilizar a carne imediatamente após o descongelamento, poderá até utilizar o eletrodoméstico para este fim. Porém, ao descongelar a carne no micro-ondas ela perde água e dependendo do tempo e da quantidade pode até começar a cozinhar. Assim, não manterá a mesma textura e qualidade de uma carne que foi descongelada lentamente na geladeira. É um meio que utilizamos apenas em emergências.

Portanto, se você quer manter a carne macia e suculenta, sempre descongele em geladeira. Mas, se aparecer uma emergência, utilize a função de descongelamento do micro-ondas.

Vale lembrar que também durante o transporte deve se ter um cuidado muito grande com produtos perecíveis. Se possível, leve sempre uma bolsa térmica para realizar suas compras e transportar estes produtos até o destino.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário