Como lavar roupas na mão

Já precisou lavar roupas na mão, mas não tem a menor ideia de como começar? Saiba que não está sozinho nesta tarefa. Muita gente se encontra nesta mesma situação. Não saber lavar roupas na mão não é um crime e qualquer pessoa pode aprender.

É um trabalho chato? É. Ainda mais com máquinas de lavar, secar e lavanderias self-service espalhadas por aí.

Mas mesmo tendo acesso a uma máquina de lavar, nem todas as peças podem ser lavadas em máquina?

Se bobear, você sequer olhou as instruções que costumam vir nas etiquetas de roupas…

Aliás, aqui vai uma leitura bem interessante: O que significa cada símbolo nas etiquetas de roupas.

Como fazer para lavar roupas na mão

Passo a passo para lavar roupa na mão

Agora que já pelo menos tem ideia do que significam aqueles desenhos das etiquetas, com certeza descobriu que determinada peça não pode ser lavada em máquina né? E agora o que fazer?

Bom, vamos lá!

Separe as roupas por cor

O primeiro passo consiste em separar as roupas por cor(brancas, cores mais claras e cores mais escuras). As brancas jamais podem ser lavadas com roupas coloridas. É claro que queremos ser rápidos, mas precisaremos ter um pouquinho de paciência.

Separe o material

Para lavar roupas na mão precisaremos de um balde, bacia e um sabão de qualidade. Se não tiver bacia nem balde, o tanque pode ajudar desde que tenha aquela tampinha para juntar a água e deixar a roupa de molho ali mesmo.

Coloque a mão na massa

Como fazer para lavar roupas na mão

Na bacia ou balde, coloque água e dissolva uma quantidade de sabão suficiente para a quantidade de água utilizada. O detergente líquido costuma dissolver melhor e mais rápido que o detergente em pó.

Coloque as roupas de molho por cerca de 10 minutos. Passado este tempo, é hora de esfregar bem as peças para remover a sujeira. Áreas que costumam sujar mais como golas, punhos, axilas, merecem uma atenção especial e um pouco mais de esforço. Esfregue bem para que a sujeira possa ser removida.

Se alguma peça estiver com manchas, produtos específicos para a remoção como o Vanish, podem ajudar. Basta ler as instruções do rótulo e prosseguir.

Hora de enxaguar

Encha o balde ou bacia novamente com água limpa e vá esfregando as peças para que o sabão vá saindo da roupa. Vá repetindo este processo até que o sabão seja completamente removido.

Após o enxágue, se desejar e a roupa permitir, é possível utilizar um amaciante. Na sua bacia ou balde dissolva a quantidade recomendada de amaciante e coloque as peças de molho pelo tempo indicado. O amaciante sempre precisa ser bem dissolvido para que não fiquem manchas nas roupas.

E para secar

Coloque as roupas coloridas para secar na sombra. Já as brancas, podem ser secas ao sol, o que ajuda a mantê-las sempre branquinhas.

Como foi possível ver, lavar roupas na mão pode ser um pouco trabalhoso, mas não é difícil. Se está sem grana para mandar as roupas para a lavanderia ou então comprar uma máquina de lavar, não existem motivos para deixá-las sujas por muito tempo.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário