Dicas para quem não tem diarista em casa

Existe uma forma de manter a casa organizada mesmo sem ter diarista em casa? Sim, é possível! Com algumas dicas e um pouquinho de organização, dá para manter a casa nos eixos mesmo sem ter uma profissional para nos ajudar com os afazeres domésticos.

É claro que quando podemos pagar e esta despesa não vai interferir negativamente no nosso orçamento, não há problema algum em contratar uma diarista. Existem pessoas que passam praticamente toda a semana fora de casa e precisam de alguém cuidando desta parte, mas hoje, a realidade já mudou pra muita gente.

Os salários já não são mais tão altos e a crise que abalou o mundo abalou muitas residências por aqui também, o que levou muitas famílias a cortar o máximo de despesas possíveis.

O que fazer para manter tudo organizado mesmo sem ter uma diarista em casa?

Dicas para quem não tem diarista em casa

Nós separamos algumas dicas que são bastante simples. Por aqui não temos diarista e conseguimos nos virar muito bem. Nossa realidade pode diferir da sua, pois trabalhamos em casa e ganhamos um tempo que hoje não é preciso ser gasto em deslocamentos. Mas mesmo assim, dá para adaptar estas dicas para a sua realidade e manter tudo organizado por aí.

Organize o ambiente assim que terminar de utilizá-lo

Se utilizou um ambiente, a sala, por exemplo, para assistir um filme ou fazer uma refeição, antes de deixar o local, tente organizá-lo e deixar do jeito que encontrou. Coloque as almofadas no lugar, limpe as pequenas sujeiras na hora, coisas do tipo.

Peça aos outros membros da família para ajudar

Existe um ditado popular que diz que a “união faz a força” e ele é bem válido na hora de organizar a casa. Todos que moram em um mesmo local devem colaborar. Peça para cada um lavar a sua própria louça, organizar o próprio quarto ou ainda colaborar com a limpeza de um ambiente que seja de uso coletivo. Se cada um fizer a sua parte, a casa fica organizada, sem diarista em casa e sem muito trabalho.

Use forro para fogão

Depois que eu descobri os forros para fogão eu confesso que não quis saber de outra coisa. Dá para ganhar um tempo durante a semana para não precisar limpar o fogão toda hora. O ideal é trocá-lo pelo menos uma vez por semana ou então quando achar que está muito sujo. Caso não encontre no mercado aqueles forros de alumínio específicos para fogão, utilizar papel alumínio também serve.

Limpe sua despensa ou armários antes de fazer as compras

Uma dica bacana para manter os locais onde guardamos as compras sempre limpos é realizar esta limpeza antes das compras, enquanto faz a lista.

Desta forma, podemos aproveitar que estes espaços encontram-se mais vazios e ao mesmo tempo que elaboramos nossa lista do que é necessário comprar, dá para fazer uma limpeza no ambiente. Aqui aproveitamos também para limpar até a geladeira quando fica mais vazia.

Ao chegar com as compras, basta organizá-las de acordo com seu uso. Outra dica é elaborar um cardápio semanal para facilitar as compras.

Um Mop pode ser o melhor amigo de quem não tem diarista em casa

Mantendo a casa limpa e organizada com Mop

Se tiver a oportunidade de usar um Mop para limpar a casa, utilize esta ferramenta ao seu favor. Ele facilita muito a limpeza no lugar do pano e do rodo convencional. Sem contar que dá para passar pano na casa inteira sem precisar ficar colocando as mãos na água. Na época de frio, todo mundo quer fugir da água gelada.

Sujou, limpou!

Sujou um copo? Lave na hora! Está esperando o arroz ficar pronto? Aproveite para ir lavando a louça que ficou suja durante o preparo. Quando a gente acumula muita louça, tem tudo para procrastinar e deixar a pia cada vez mais cheia. Procure lavar sempre tudo depois das refeições. Se dá para resolver algo em cinco minutos, melhor resolver de uma vez!

Faça um pouquinho por dia

Passe uma vassoura, um pano rápido. Sempre procure fazer pequenas limpezas diariamente, nos cômodos mais utilizados da casa. Sempre coloque as coisas que utilizou diretamente no seu devido lugar. E sempre deixe um dia programado na semana ou no mês, de acordo com sua disponibilidade, para fazer uma faxina mais pesada.

Conclusão

Não ter diarista em casa não significa ter casa suja e desorganizada. Se cada um fizer um pouquinho a cada dia, dá para manter tudo no lugar e a casa sempre cheirosa e limpa. Você tem mais alguma dica para quem não tem diarista em casa? Compartilhe conosco na área de comentários!

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário