Como saber se o ovo está estragado ou não

O ovo é um dos alimentos mais versáteis e nutritivos que existe. Por muito tempo, ele foi um verdadeiro vilão da alimentação. Muitos diziam que ele aumentava o colesterol e coisas do tipo. Felizmente, já foi provado o contrário e agora o ovo é mais do que indicado para qualquer refeição. Mas, como saber se o ovo está estragado ou não?

Ele é um alimento perecível que estraga muito rápido. Por isso, antes de preparar as suas receitas, tente saber se o ovo está estragado ou não.

Dicas para saber se o ovo está estragado ou não

Algumas dicas que podem te ajudar a saber se o ovo está estragado ou não, são as seguintes:

Como saber se o ovo está estragado
Os ovos podem ser preparados de diversas maneiras diferentes

Verifique sempre a data de validade ao comprar seus ovos

Quando for comprar seus ovos, sempre verifique a data de validade dos mesmos e como eles são conservados no local de compra. Se estiver com a data de validade muito próxima do fim, prefira não comprá-los, ainda mais se não for consumir toda a quantidade rapidamente. Para quem gosta de guardar por alguns dias, sempre opte por uma data mais avançada.

Verifique também como os mesmos estão conservados. Se eles não estão expostos ao sol, ao calor. Tudo isso colabora para que os ovos deteriorem mais rapidamente.

Faça o teste utilizando um copo com água

Este é um dos testes mais eficientes para saber se o ovo está estragado ou não. Pegue um copo cheio de água e mergulhe o ovo.

– Se o ovo flutuar na superfície do copo: O ovo está estragado e não deve ser consumido.
– Se o ovo afundar e permanecer no fundo do copo: O ovo não está estragado e está bom para consumo.

Verifique o odor do ovo

Ao quebrar o ovo, verifique o seu odor. Se ele estiver com um cheiro desagradável e forte, está impróprio para consumo. Mesmo quando cozido com casca, o cheiro desagradável persiste e você deverá descartar o ovo.

Verifique o estado da gema de ovo

Como saber se o ovo está estragado

Se após quebrar o ovo a gema apresentar cor verde, rosa ou alguma outra coloração estranha, descarte-o pois ele deve ter sido contaminado por bactérias. Pontos pretos ou verdes também indicam contaminação por fungos, sendo assim, não deve ser consumido.

Chacoalhe o ovo e veja se emite sons

Um ovo bom para ser consumido não deve emitir sons. Chacoalhe o ovo perto do ouvido e repare se você ouve algum som. Sons indicam que o ovo já está velho e não deve ser consumido.

Como conservar os ovos

Como saber se o ovo está estragado
Ovos não devem ser conservados na porta da geladeira.

Os ovos devem ser sempre conservados em geladeira, mas não na porta do seu refrigerador. Na porta, eles ficam sujeitos à variação de temperatura e podem estragar mais rapidamente. Sempre conserve os ovos nas prateleiras da geladeira.

Quebre sempre seus ovos separadamente

Imagina perder toda uma receita por conta de um ovo estragado?! Por isso, sempre que estiver preparando um prato que leve ovos, quebre-os separadamente e vá adicionando a sua receita. Desta forma, se algum deles estiver estragado, você não perde a sua preparação.

Veja também: Qual a função do ovo na massa do bolo?

Tags:

7 Comentários

Deixe um Comentário