Como fazer carne moída refogada

Se tem uma coisa que não pode faltar na geladeira aqui de casa, chama-se carne moída. Ela é um ingrediente chave que dá para preparar vários pratos tendo sua base já pronta. Sem contar, que quando estamos com pressa, um simples prato de carne moída com arroz já me satisfaz muito!

Fazer carne moída não é nada difícil e não custa dizer, o ideal é sempre pedir o corte para o açougueiro moer na hora. Eu sei que sempre estamos com pressa e que no supermercado sempre tem fila, mas vai valer a pena! Isso eu te garanto!

Como fazer carne moída refogada

Como fazer carne moída

As carnes que mais costumo comprar para moer são o patinho (que em tempos de reeducação alimentar é bom utilizar uma carne de primeira com baixo teor de gordura) e alcatra. A alcatra possui um pouco mais de gordura, por isso, acho que fica melhor para preparar hambúrguer e almôndegas, por exemplo.

Geralmente, a receita básica que eu preparo para fazer carne moída é a seguinte:

– 1 Kg de carne moída
– 2 cebolas médias picadas
– 1 cabeça de alho picado
– Sal
– Pimenta
– 1 colher de sopa de molho inglês
– Azeite
– Salsa e cebolinha
– 1 folha de louro
– Azeitonas picadas (se quiser)

Em uma panela colocar o azeite para refogar a cebola e o alho (vale lembrar que a quantidade que eu informei acima vai do gosto de cada um, se você não gostar de alho ou cebola, basta não colocar, se gostar de muito, pode até colocar mais). Quando estiver dourado, acrescente a carne e vá mexendo bem para evitar as “bolotas”. Mas se você gostar das bolotas, não vejo problema nenhum em deixá-las.

Quando a carne estiver dourada, acrescente a salsa, a cebolinha, a folha de louro, sal a gosto, pimenta a gosto, molho inglês (1 colher de sopa basicamente) e as azeitonas. Misture bem para incorporar todos os ingredientes e tampe a panela para cozinhar por uns 15 minutos. Mexa de vez em quando.

Pronto! A carne moída base de outros pratos já está pronta e agora basta separá-la em porções para preparar pratos como lasanha, molho bolonhesa, dentre outros. Viu como fazer carne moída não é tão difícil assim? 🙂

Tags:

1 Comentário

Deixe um Comentário