Como aromatizar azeite e deixar seus pratos mais saborosos

Eu adoro azeite. Raramente preparo meus alimentos com outro tipo de óleo que não seja azeite ou então o azeite extra-virgem. É um ingrediente essencial. Pode ser mais caro, mas o sabor que ele dá aos preparos, com certeza compensam o gasto. Você sabia que pode aromatizar azeite em casa e economizar muito?

Um toque simples e especial que você pode dar ao azeite, é aromatizá-lo. Eu sei que no supermercado já existem diversas marcas de azeites aromatizados de boa qualidade, mas infinitamente mais caros que os azeites convencionais. As ervas no Brasil são extremamente baratas, por isso nada mais fácil do que criar o seu próprio azeite aromatizado.

Como aromatizar azeite

Como aromatizar azeite

É mais fácil do que você imagina. Tudo que você vai precisar é o azeite da sua preferência, alho e as ervas que você mais gosta. Se você compra azeite em lata, aconselho também a adquirir garrafinhas de vidro específicas para azeite. É super fácil encontrá-las em “lojas de R$1,99”. Assim, fica bem mais fácil guardar e usar o seu azeite já aromatizado.

Tudo que você precisa fazer é escolher as ervas da sua preferência, separar em pequenas quantidades e colocar na garrafinha onde você irá armazenar o azeite. A quantidade, vai depender do seu gosto, mas geralmente são bem pequenas. Minhas “configurações” favoritas são:

– Azeitonas pretas + folhas de manjericão (uso apenas algumas rodelinhas de azeitona preta)
– Um ou dois dentes de alho com casca + Folhinhas de tomilho
– Um dente de alho + folhas de manjericão
– Uns dois dentes de alho descascado
– Alecrim com dois dentes de alho

Aí fica a critério também da sua imaginação. Depois de colocar os temperos adicione o azeite e aguarde uns dois dias para usá-lo. Você verá como toda a sua comida ou tempero para saladas ficará bem melhor depois que você passa a usar azeite aromatizado.

Eu não vivo mais sem. E você, tem mais alguma dica para aromatizar azeite e compartilhar conosco?

Tags:

1 Comentário


Deixe um Comentário