Como congelar purê de batatas

Existe algo mais prático e que combina com quase todo tipo de prato do que purê de batatas? Eu gosto de purê de batata inglesa, de batata baroa, de batata doce, não importa. É algo que sempre preparo quando dá vontade. O melhor de tudo, é que se você não tem tempo de cozinhar todo dia, pode fazer uma porção maior e congelar purê de batatas!

Eu confesso que não sabia que dava para congelar purê de batatas. Mas como o Google responde praticamente todas as nossas perguntas, eu encontrei a resposta e vou mostrar aqui a melhor maneira para congelar purê de batatas e que dá certo!

Como congelar purê de batatas

Como congelar purê de batatas

Você vai precisar daquelas colheres para sorvete. Se bem que se não tiver uma colher grande já deve ajudar bastante. Vai precisar também de papel manteiga para culinária, um tabuleiro e potes ou aqueles saquinhos Zip Loc para alimentos.

Para congelar o purê que sobrou, forre um tabuleiro com o papel manteiga e coloque porções do purê. Separe de acordo com o que você deve usar no dia a dia. Após colocar separar as porções, leve o tabuleiro ao freezer e aguarde o congelamento das porções.

Após o congelamento, coloque cada porção em um saquinho Zip Loc próprio para alimentos. Quando precisar descongelar uma porção, basta colocar uma porção em um pote próprio para micro-ondas e cobrir com filme plástico. Leve ao micro-ondas por cerca de 5 minutos em potência baixa, mexendo de vez em quando, até que o purê fique macio novamente.

O vídeo abaixo está em inglês, mas mostra exatamente o processo que explicamos acima:

Como fazer purê de batatas

Como eu já disse, preparar um purê de batatas é uma das coisas mais fáceis desse mundo. A quantidade de ingredientes depende da quantidade que você pretende preparar. Mas, basicamente, dá pra fazer da seguinte forma:

Ingredientes: 500g de batata / Leite / Manteiga / queijo parmesão (se quiser) / sal

Cozinhe as batatas em água com um pouco de sal. Eu costumo descascar as batatas antes de cozinhá-las, mas tem gente que prefere cozinhar com casca, então, fica a seu critério. Quando elas estiverem bem cozidas, escorra e deixe esfriar um pouco. Esprema as batatas (em lojas de R$1,99 você encontra um espremedor que facilita muito a sua vida) e reserve. Em uma panela derreta uma colher de sopa de manteiga e adicione as batatas, o leite e o queijo parmesão. A quantidade de leite necessária vai depender da quantidade de batata que você está usando. Geralmente uma xícara basta para deixar o purê no ponto. Mas pode ser necessário um pouco mais.

Depois de misturar todos os ingredientes, acerte o sal e seu purê está pronto. O procedimento é o mesmo para preparar purê de batata baroa ou batata doce. Com exceção de que quando uso batata doce, não uso queijo parmesão.

É claro que cada um tem uma receita de purê de batatas. A que mencionei acima é a que EU faço e sempre dá certo. Se você quiser compartilhar a sua também, basta usar o espaço de comentários.

Tags:

3 Comentários

  1. Já faz muitos anos que faço puré e acrescento uma pitada de pimenta e noz moscada e no fim uma gema ou mais depende da quantidade e fica muito saboroso e toda gente gosta.


Deixe um Comentário