Como limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

Limpar vidros e espelhos sem deixar manchas não é uma tarefa difícil. Ela se torna muito mais fácil quando se usam os produtos e ferramentas corretos! Separamos as melhores dicas para te ajudar!

É muito comum ficarmos em dúvida sobre como limpar vidros e espelhos. Quais os produtos usar? Qual o melhor pano para passar no vidro sem correr o risco de arranhar? Essas dúvidas sempre aparecem e são absolutamente normais.

O vidro está cada vez mais presente na nossa vida. Seja nas janelas, em portas, divisórias, placas de indução na cozinha. Os espelhos são cada vez mais usados em decorações. E mesmo que você não sofra com TOC, aquelas manchas desagradáveis que aparecem com o tempo acabam desagradando e incomodando bastante.

O que fazer para limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

Como limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

Já mencionamos anteriormente que tudo que você precisa para deixar sua vida mais fácil é justamente usar as ferramentas e produtos corretos. Então, siga estas dicas que com certeza você terá sucesso nessa tarefa!

Separe o material ideal

Para limpar vidros e espelhos sem deixar manchas você vai precisar de panos multiuso (aqueles descartáveis que vendem no mercado ou em rolos) ou então panos de microfibra. O limpa vidros que você também encontra no supermercado é o ideal para este tipo de serviço. Você pode preparar uma solução caseira, que ensinamos no final deste post. Um rodinho de pia também pode ser útil para tirar o excesso do produto.

O primeiro passo é remover o pó do vidro e do espelho

Utilizando panos multiuso (aqueles descartáveis) ou panos de microfibra remova toda a poeira do vidro que você deseja limpar. Caso não remova a poeira antes, além de manchar, ela pode arranhar mesmo que superficialmente.

O vidro está com muita gordura?

Se você está limpando um vidro que está sujo com muita gordura (vidros de cooktops, cozinhas), o ideal é antes de aplicar o limpa vidros, aplicar um desengordurante. Após remover todo o excesso de gordura, faça a limpeza normalmente com o limpa vidros. Não use o mesmo pano para o desengordurante e para o limpa vidros.

Aplique o produto para limpeza

Depois de remover a poeira ou o excesso de gordura, é hora de aplicar o limpa vidros. Use um pano do tipo que indicamos acima e passe sempre no mesmo sentido, vertical ou horizontal. Caso fique com muito produto no vidro, use um rodinho de pia para remover o excesso.

Se ao final, notar alguma mancha, use um papel toalha para remover.

O ideal é fazer esta limpeza uma vez por semana para evitar que as manchas fiquem muito difíceis de sair.

Não use jornal!

Provavelmente você já escutou esta dica por aí. Mas você não deve usar jornal para limpar vidros e espelhos pois a tinta usada no papel pode acabar causando manchas que são difíceis de ser removidas.

Como fazer um limpa vidros caseiro

Se você achar que o limpa vidros encontrado no supermercado está muito caro, poderá preparar um em casa. Precisará dos seguintes ingredientes:

  • Meio copo de álcool, de preferência 70º ou 90º
  • 1 colher de chá de detergente neutro
  • 3 colheres de sopa de vinagre

Misture todos os ingredientes e coloque em um borrifador. Complete com água, misture bem e ele estará pronto para usar.

Veja também: Como tirar o cheiro ruim da pia da cozinha.

Tags:

2 Comentários

Deixe um Comentário