O que fazer para limpar a cozinha rapidamente

Limpar a cozinha rapidamente é o sonho não só de donas de casa, mas também de pessoas que moram sozinhas ou casais, não importa.

Me lembro até hoje do primeiro dia na minha nova casa. Tinha acabado de sair da casa dos meus pais e fiz a minha primeira refeição no novo endereço. O caos que se instalou na cozinha foi enorme. Parecia que eu tinha feito uma refeição para dez pessoas ou então um furacão tinha passado por ali. Um horror.

Nem preciso dizer que levei mais tempo limpando toda a sujeira do que cozinhando de verdade. O bom é que a prática leva à perfeição e depois de alguns meses (e anos) já consigo limpar a cozinha rapidamente e sem ter muito trabalho.

Neste post, eu vou compartilhar algumas dicas que podem também ser bem úteis para você como são pra mim. Com elas, eu consigo limpar a cozinha rapidamente e tenho mais tempo para gastar comigo mesma.

Limpar a cozinha rapidamente

Dicas para limpar a cozinha rapidamente

A maioria das dicas são pequenos hábitos que devem ser adotados no dia a dia. Com o passar do tempo, será possível ver que estes hábitos tornaram a sua vida muito mais fácil.

Lave a louça suja enquanto espera a refeição ficar pronta

Quando você decide cozinhar, tem todo o preparo dos alimentos antes de começar a cozinhar mesmo. É preciso cortar temperos, separar ingredientes.

Vamos usar o seguinte exemplo: fazer arroz em casa.

Cortamos os temperos, separamos os ingredientes do preparo e agora é só aguardar o arroz ficar pronto.

Aproveite este tempo do arroz cozinhando para lavar a louça que você sujou. Aproveitar este tempo de preparo do alimento para ir organizando o que já está sujo é muito importante para sobrar tempo depois.

Limpar a cozinha rapidamente

Use protetores de fogão

Eu detesto limpar fogão, então tento reduzir a necessidade de fazer esta tarefa ao máximo. Para resolver isso não tenho vergonha nenhuma de comprar aqueles protetores de alumínio que vende no supermercado e geralmente dura alguns dias. Depois, basta remover, jogar fora e você não gasta nem um minuto para deixar o fogão brilhando!

Retire todos os resíduos dos pratos e panelas antes de colocá-los na pia para lavar

Mesmo que você use uma lava louças é importante remover todos os resíduos de comida dos pratos, panelas e demais louças para facilitar a limpeza. Acredite, isso pode te economizar preciosos minutos na hora de lavar tudo.

Faça uma vistoria na geladeira uma vez por semana

Separe um dia da semana para vistoriar a sua geladeira. Remova todos os restos de comida e os demais itens que estão impróprios para consumo. Enquanto faz esta “vistoria”, aproveite para limpar rapidamente as prateleiras e gavetas. Se todas as semanas você fizer uma pequena limpeza, nunca vai precisar perder uma manhã para limpar a geladeira.

Veja também: Como tirar o cheiro ruim da pia da cozinha / Como tirar o cheiro de gordura da cozinha

Limpar a cozinha rapidamente

Invista em produtos de limpeza de boa qualidade

Eu sei que a grana pode ser curta às vezes, mas é importante comprar o melhor produto de limpeza que seu dinheiro permitir. Ao comprar produtos muito baratos, acabamos gastando mais e limpando menos. Produtos de boa qualidade limpam melhor com uma quantidade menor. Seu bolso agradece.

Não vai dar para lavar a louça agora? Deixe de molho!

Se por algum motivo você não puder lavar a louça, deixe-a sempre de molho em água com detergente. Desta forma a sujeira já vai saindo do item e fica mais fácil de lavar depois. Você vai gastar menos tempo e água.

Leia: Utilidades para o bicarbonato de sódio

Limpar a cozinha rapidamente

Mantenha a cozinha sempre organizada

Deixe todos os itens que não estão sendo organizados guardados. Uma cozinha mais “livre” se torna muito mais fácil para ser limpa do que uma cozinha “entulhada”.

Ao terminar sua limpeza, não se esqueça de recolher todo o lixo e jogar fora. Assim, você não fica com cheiro ruim no ambiente e o deixa com uma aparência bem mais agradável.

Tags:

1 Comentário

Deixe um Comentário