Utilidades para o vinagre

O vinagre pode ser um grande parceiro na cozinha e dentro de casa. Ele não serve apenas para temperar pratos e saladas, mas também pode ser um grande coringa para resolver problemas! Nesta postagem mostraremos para vocês várias utilidades para o vinagre. Você vai ficar admirada do quanto ele é eficiente!

Quais as melhores utilidades para o vinagre?

Utilidades para o vinagre

Nós elaboramos uma lista de utilidades para o vinagre. Pode ser que grande boa parte das dicas você já conheça, mas com certeza não conhece todas!

É um ótimo tratamento caseiro para piolhos

Se você está com crianças em idade escolar e está sofrendo com infestação de piolhos, o vinagre pode ser um grande aliado! Lave a cabeça com shampoo e loção própria para piolhos e enxágue e passe o pente fino usando vinagre. Ele é bem eficaz para matar as lêndeas que propagam os piolhos.

Tratamento para caspa

O vinagre pode ser usado por quem sofre muito com a caspa. Após lavar os cabelos aplique o vinagre de maçã e deixe agir por cerca de 20 minutos em enxágue em seguida. Faça o procedimento duas a três vezes por semana.

Tirar manchas do carpete ou tapete

Utilidades para o vinagre

Despeje um pouco de vinagre em cima da mancha. Em seguida coloque um pouco de bicarbonato de sódio e deixe agir por alguns minutos. Passe um pano úmido para remover a mancha e deixe secar. Se quiser, após a secagem, passe um aspirador.

Tirar o cheiro de cigarro do ambiente

Se você recebeu amigos que fumaram dentro da sua casa e quer ser ver livre do cheiro, basta deixar alguns potinhos com vinagre espalhados pelo ambiente. Você pode inclusive colocar estes potinhos antes das visitas fumantes chegarem, assim, corre menos risco de ficar com cheiro de cigarro no ambiente.

Ameniza a dor de garganta

É possível fazer um gargarejo com vinagre e água morna para aliviar a dor de garganta. Coloque duas colheres de sopa de vinagre em meio copo de água morna. Faça o gargarejo quatro vezes ao dia.

Tirar mancha de colarinhos encardidos

Prepare uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio e aplique nas manchas encardidas do colarinho. Você também pode aplicar em manchas de suor e outras.

Funciona como amaciante de roupas

Se você está sem dinheiro para comprar amaciante de roupas, substitua pelo vinagre! Uma das melhores utilidades para o vinagre é justamente funcionar como amaciante de roupas. Basta utilizar na lavagem no lugar do amaciante.

Tirar manchas de gordura do fogão

Utilidades para o vinagre

Se o seu fogão ficou com manchas de gordura após preparar frituras, coloque um pouco de vinagre e deixe agir por cerca de 15 minutos. Faça a limpeza normal em seguida.

Remover o excesso de oleosidade da pele

Se você tem a pele oleosa pode usar o vinagre como um tônico para remover a oleosidade da pele. Aplique o vinagre na pele com o auxílio de um algodão. Em seguida use um hidratante próprio para pele oleosa.

Tirar gordura e sujeira do chão

Você pode jogar o vinagre no chão e espalhar com o auxílio de um pano. Além de remover a sujeira, o vinagre também ajuda a espantar formigas, moscas e mosquitos do local.

Remover manchas de tinta de caneta da parede

Se seu filho aprontou desenhando com caneta esferográfica na parede, basta aplicar vinagre nas manchas com auxílio de um pano branco para remover as mesmas.

Funciona como um limpa vidros

Utilidades para o vinagre

Misture partes iguais de vinagre e água e aplique nos vidros que deseja limpar. As janelas e vidros ficam com um brilho natural.

Tirar manchas de vaso sanitário

Você pode usar o vinagre para esfregar no vaso sanitário e assim remover as manchas mais difíceis. Se estiver com cheiro ruim, basta despejar cerca de três xícaras de vinagre e deixe agir por meia hora, dando descarga em seguida.

Remover o mofo do rejunte de azulejos

Com o auxílio de uma escova de dentes, basta aplicar vinagre no rejunte dos azulejos e esfregar com a escova. Deixe agir por duas horas e em seguida lave os azulejos normalmente com água e sabão.

E você? Conhece outras utilidades para o vinagre? Compartilhe conosco na área de comentários.

23 Comentários


Deixe um Comentário