Como tirar o sal do bacalhau de maneira rápida

Esqueceu de tirar o sal do bacalhau e agora não sabe o que fazer? Não precisa se desesperar e desistir da sua receita. É tanta coisa que precisamos organizar que é totalmente comum esquecer este “pequeno detalhe”.

O bacalhau é um peixe delicioso que pode ser preparado de diversas maneiras. É possível prepará-lo grelhado, cozido, frito, em forma de bolinhos e como mais a sua imaginação mandar. Para cada tipo de prato, pode-se usar um tipo de bacalhau. Nos supermercados encontramos bacalhau inteiro, em postas e também em lascas. E acredite, a forma pode influir no tempo para dessalgá-lo.

-> Veja também: Como tirar o excesso de sal do feijão.

O que fazer para tirar o sal do bacalhau de maneira rápida

Como tirar o sal do bacalhau

Se você esqueceu de tirar o sal do bacalhau de maneira rápida pois esqueceu de fazer o dessalgue, pode tentar esta técnica. Você vai precisar de:

  • Água
  • Panela
  • 3 colheres de sopa para cada quilo de bacalhau

Lave bem as postas ou pedaços em água corrente até retirar bem aquele sal que fica visível. Coloque o bacalhau na panela e coloque água ate cobrir bem as postas. Adicione o sal (lembre-se três colheres de sopa para cada quilo) e ligue o fogo. Quando aparecer uma espuma branca na superfície da panela, desligue o fogo e lava o bacalhau em água corrente. Prove uma amostra. Caso ainda esteja com sal, basta repetir o procedimento.

Como tirar o sal do bacalhau

-> Confira: Várias receitas com bacalhau

Outras maneiras de tirar o sal do bacalhau

Caso esteja com tempo, pode utilizar as formas tradicionais para tirar o excesso de sal do bacalhau. É importante ter em mente que:

  • Postas médias levam até 24 horas para dessalgar;
  • Postas grossas podem levar até 48 horas para dessalgar;
  • Bacalhau desfiado ou em lascas podem levar cerca de 6 horas para dessalgar.

Caso o peixe ainda esteja com a pele, não remova até remover o sal. A pele irá proteger o peixe para evitar que ele fique despedaçado. Em seguida, pegue um recipiente que tenha tamanho suficiente para colocar as postas e também água gelada suficiente para cobrir. Coloque as postas e cubra com água bem gelada. Deixe o bacalhau imerso na água fria e mantenha na geladeira.

Como tirar o sal do bacalhau

Troque a água a cada 3 ou 4 horas. Ao final do período que indicamos acima, prove uma lasca e veja se está sem sal. Se ainda não estiver, deixe de molho por mais tempo até ficar do seu agrado.

Deixe sempre o bacalhau em ambiente refrigerado para evitar o mau cheiro e também para evitar que o peixe se deteriore. Uma vez que ele perde toda a sua proteção conforme vai dessalgando. Veja como armazenar bacalhau corretamente.

Você tem mais alguma dica para ajudar a tirar o sal do bacalhau? Compartilhe conosco na área de comentários.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário