Como fazer um feijão simples

O arroz com feijão é um prato que está presente diariamente na mesa da maioria dos brasileiros. Trata-se de uma combinação muito nutritiva que traz vários benefícios para a saúde. O problema é que muitas pessoas ainda não cozinham o próprio feijão pois acham que é complicado, que pode dar muito trabalho e outras deixam de preparar o prato simplesmente por medo da panela de pressão. Neste post, iremos provar para você que fazer um feijão simples é realmente muito mais simples do que você imagina.

Como fazer um feijão simples e gostoso

Como fazer um feijão simples
Você pode seguir estes passos para cozinhar qualquer tipo de grão de feijão

Para preparar o feijão você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 02 xícaras de feijão
  • 06 xícaras de chá de água
  • Folhas de louro
  • 1 cebola
  • 02 a 03 dentes de alho
  • Sal e pimenta (a gosto)
  • Azeite para refogar

Veja como é fácil do procedimento para fazer um feijão simples e gostoso:

Na véspera de preparar o prato, deixe o feijão de molho em água. Coloque os grãos em uma tigela com o dobro da água. Por exemplo, se você está preparando duas xícaras de feijão, coloque quatro xícaras de água. Deixe os grãos de molho por pelo menos 12 horas. Durante este período, deve-se trocar a água dos grãos ao menos uma vez.

Por que devemos deixar os grãos do feijão de molho?

O feijão possui enzimas que dificultam a digestão e acabam causando o excesso de flatulência, que são os famosos gases. Além disso, este processo de molho deixarão os grãos mais macios, que produzem um caldo mais grosso e saboroso, sem contar na redução do tipo de cozimento.

Modo de preparo do feijão

  1. Lave os grãos que ficaram de molho e coloque na panela de pressão. Adicione seis xícaras de chá de água (para a quantidade deste exemplo) e também duas folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo médio.
  2. Quando a panela começar a chiar, diminua o fogo e deixe os grãos cozinhando por mais 20 minutos. Desligue o fogo ao final deste tempo e deixe a pressão sair normalmente. Enquanto isso, vá preparando o tempero.
  3. Em uma outra panela, adicione o azeite e a cebola picada em cubinhos. Quando esta estiver dourada, adicione o alho também picado, refogue bem em fogo baixo.
  4. Quando estes temperos estiverem dourados, adicione o sal e a pimenta a gosto. Coloque também uma concha do feijão cozido com o caldo. Mexa bem.
  5. “Devolva” este tempero para a panela que está com o feijão, acerte o sal e deixe ferver por alguns minutos.
  6. Seu feijão está pronto para servir!

E se eu quiser usar linguiça ou bacon para melhorar o tempero?

Neste caso, frite o bacon e/ou a linguiça até ficarem bem dourados. Reserve e use a gordura que ficou na panela para fritar a cebola e o alho. Quando estiverem dourados, adicione o bacon e/ou a linguiça e siga os passos que mencionamos acima.

Viram como fazer um feijão simples e gostoso é fácil? Você ainda pode preparar uma quantidade maior e congelar para usar em outros dias. Sirva sempre com um arroz fresquinho que não tem erro! Ficou com alguma dúvida? Use o espaço de comentários que tentaremos ajudar!

3 Comentários


Deixe um Comentário