Como esquentar comida corretamente

Será que existe uma maneira de esquentar comida corretamente? Corretamente talvez não fosse a palavra mais certa, mas podemos sim ter alguns cuidados. Estes cuidados podem evitar a contaminação dos alimentos e um problema maior que possa vir a surgir de algo tão simples.

A falta de tempo, o excesso de trabalho, de estudo, faz com que as pessoas dediquem cada vez menos tempo para a alimentação. Só o fato de poder ter comida caseira no freezer para esquentar durante a semana, pode ser considerado uma vitória.

Aqui em casa trabalhamos desta forma: Separamos um dia da semana, geralmente o Sábado ou o Domingo, e cozinhamos tudo para a semana. O processo todo leva em torno de cinco horas, mas vale a pena. Tanto nossa saúde quanto nosso bolso agradecem.

Caso não tenha tempo de preparar seus alimentos, hoje existem pessoas que oferecem um serviço que acho muito interessante. Elas vão até sua casa, preparam todas as suas refeições e deixam tudo congelado já em porções. Chegou a hora do almoço e do jantar, basta aquecer. Mesmo pagando a “mão de obra” para preparar estes alimentos, o custo pode ser muito menor do que almoçar ou jantar na rua todos os dias.

Mas, e na hora de esquentar essa comida toda? O que precisamos fazer para não termos problemas e contaminações? Separamos algumas dicas para te ajudar.

O que fazer para esquentar a comida corretamente

Antes de esquentar a comida, é bom ter atenção com a conservação. Para guardar as sobras ou então alguma refeição que você tenha preparado previamente, é necessário esperar a comida chegar até a temperatura ambiente.

Ao colocar a comida na geladeira ou no freezer ainda quente, você cria um ambiente próprio para a proliferação de bactérias. Então, não faça isso!

Como esquentar comida corretamente

Mas, ao mesmo tempo que você precisa esperar a comida esfriar, não deve deixá-la por mais de quatro horas fora da refrigeração.

Use sempre recipientes próprios para armazenamento de alimentos. Prefira os de vidro, mas caso não os tenha, apenas verifique se eles eliminam algum material tóxico e se são indicados para ir ao microondas.

Dicas para esquentar a comida corretamente

O processo de aquecimento ideal, vai variar para cada tipo de alimento. Geralmente, sopas, molhos (com exceção dos cremosos ou de queijo) e até cozidos ficam melhores quando são aquecidos no microondas. Já outros pratos como pizzas, pães, carnes e outros ficam melhores quando são aquecidos no forno (temperatura baixa) ou em banho maria.

Para esquentar alimentos em banho maria

Coloque os alimentos que serão aquecidos em um recipiente que possa ficar em cima de uma panela com água. Depois coloque-o em cima de uma panela e mantenha o fogo baixo para manter a água quente. Verifique sempre a quantidade de água e mexa o alimento de vez em quando para esquentar de maneira uniforme. Esta é sem dúvida uma das maneiras mais demoradas para esquentar comida.

Como esquentar comida corretamente

Para esquentar comida no forno

Coloque os alimentos em um refratário próprio para forno, cubra com papel alumínio e aqueça sempre com a temperatura média, em torno de 180°C. Para evitar que o alimento fique muito seco, recomenda-se colocar um outro refratário com água dentro do forno ao mesmo tempo.

Para esquentar comida no microondas

Coloque a potência do seu microondas em média antes de iniciar o aquecimento de pratos. Ao aquecer caldos como feijão e sopas, procure colocar um pouco de água antes de esquentar. Na metade do tempo, retire o recipiente do microondas e misture um pouco, para que tudo fique aquecido por igual.

Como esquentar comida corretamente

Eu posso esquentar a comida mais de uma vez?

Poder, até pode. Porém a cada vez que se aquece um alimento ele vai perdendo textura e sabor. O ideal é sempre congelar / armazenar em porções pequenas para evitar o desperdício e a perda do sabor.

Agora em hipótese nenhuma congele novamente alimentos que já foram descongelados.

Tags:

2 Comentários


Deixe um Comentário