Como cozinhar com óleo de coco

O óleo de coco está cada vez mais presente nas cozinhas brasileiras. Quem busca uma alimentação mais saudável e com gorduras naturais, passou a cozinhar com óleo de coco mais vezes. Eu confesso a vocês que pode não ser fácil se adaptar, mas se colocarmos a saúde em primeiro lugar, não existem motivos para não usar o óleo de coco.

Dicas para cozinhar com óleo de coco

Como cozinhar com óleo de coco

Antes de mais nada é bom frisar que o óleo de coco traz inúmeros benefícios para a saúde. Os principais seriam:

  • Um poderoso antioxidante natural
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Aumenta a sensação de saciedade pois acaba tendo uma digestão mais lenta que os demais óleos
  • É um ótimo hidratante natural para a pele

Dá para cozinhar com óleo de coco como se fosse um óleo comum?

Sim, dá! Você pode usar o óleo de coco para refogar cebolas, alho, grelhar carnes, fritar ovos, preparar qualquer tipo de prato. Ele pode ser usado tranquilamente no lugar do óleo comum. Por ele ser um óleo um pouco mais denso, você provavelmente usará uma quantidade menor. O ideal é ir testando a cada receita para saber a quantidade necessária. Comece sempre usando bem pouco e vá aumentando conforme o necessário.

Você também pode usar o óleo de coco para untar formas para preparar legumes grelhados ou outros pratos. A verdade é que não existe limite para seu uso. Ele ainda é saudável pois mesmo sendo aquecido a temperaturas altas, não perde suas propriedades nutricionais.

Os pratos ficarão com gosto de coco?

Esta é uma das maiores dúvidas de quem começa a cozinhar com óleo de coco. Eu praticamente não sinto gosto de coco nenhum quando preparo meus pratos. A quantidade a ser usada é tão pouca, que não transfere aroma para os alimentos.

O importante é perder o medo de cozinhar com óleo de coco, pois além de ser mais econômico, você ganhará em saúde.

3 Comentários

Deixe um Comentário